CHAPADA DAS MESAS - MA 2010


O nosso lindo pais é imenso, quem diria que no sul do Maranhão existe uma região próxima ao município de Carolina que denomina-se chapada das mesas ou vale das águas. A distancia é a maior dificuldade , mas não nos impediu de desbravar esta região de bicicleta. Já bem perto de nosso destino decidimos acampar numa Pousada Camping chamada ÁGUAS DO SERRADO onde fomos atendidos pela dona ao telefone que nos deu as dicas de como chegar e negociamos um bom preço diário por barraca com café R$ 20,00.










1º dia
O lugar é um sonho , muita natureza, animais, papagaios e galinhas soltas, uma família muito bacana com tudo  que precisa para atender as necessidades de cliclistas aventureiros; um rio perto com agua cristalina da serra da um encanto e uns banhos final de pedalada genial e além de uma geladas bem geladas no final do dia com todo direito claro.

Decidimos dar uma olhada na cidade para entrar em contato com agencias de ecoturismo onde nos informamos de todas as trilhas e cachoeiras com distancias e preços das taxas ambientais.
Já com as bikes afinadas fomos conhecer a ILHA DO BOTE  no RIO TOCANTINS  e dar um pulo de balsa no estado de TOCANTINS. muito calor e um bom banho de rio para tirar a poeira da estrada.



2º dia
Hoje nossa missão será pedalar 30 km ate PEDRA CAIDA e visitar o monumental SANTUARIO;  uma cachoeira no meio do cerrado com uma queda de água impressionante e gelada, a entrada na mesma deixa sem fôlego e emociona, é o topo da nossa viagem onde sentimos, eu e Marcelo Guimaraes  que valeu cada pedalada para chegar a tal destino.


Cerrado Maranhense


Neste local existe uma grande fenda no solo e na mesma percebemos uma área de transição de cerrado para floresta é impressionante a beleza e paz que encontramos neste local.


Vale das Águas simplesmente .....


Da vontade de ficar olhando o dia todo 


Entrada do santuário indígena este local é uma sutileza e de uma energia maravilhosa abaixo a cachoeira que emociona e limpa a alma. A bicicleta nos leva a locais mágicos que existem em nosso planeta maravilhoso.


Em locais assim é difícil querer que o dia termine e que a viagem acabe , ser livre completamente livre e poder desfrutar sem preocupação com o tempo é para mim a mais pura felicidade



Nesta viagem nasceu uma grande amizade e parceria com um pinguim fugido do Uruguai , Marcelo Guimarães ele me apresentou este vicio de pedalar, pedalar e não parar mais nunca , obrigado gringo ......


Lindo !!!

Na volta ao apoio no complexo de piscinas e restaurantes com bangalôs, demos um pulo de mais 8 km para visitar as cachoeiras CAPELÃO E CAVERNA, show de espetáculo mais muita areia e pedras deixaram as bikes entupidas de areia. Depois de muita água fresca e uma manutenção rápida, voltamos os 30 km para nosso camping onde chegamos com pôr do sol.


Hidromassagem para recuperar a energia


Cachoeira capelão


Cachoeira da Caverna

Vídeo da cachoeira do capelão






3º dia
MORRO DO CHAPÉU é um ícone da cidade de CAROLINA-MA  e não podíamos deixar de dar um pulo no planalto do mesmo, fomos pela trilha que corre paralelo a rodovia para sair do trânsito de caminhões a trilha ótima mais a entrada para subir o morro passou despercebida já que não tinha guia que nos acompanha-se de bike só de moto e muito caro, fomos na intuição e falhou, apesar de furar o pneu de Marcelo na frente do acesso, pedalamos mais 30km sem saber só na volta soubemos que essa era a entrada, risos...


voltamos com a intenção de continuar o próxima tentativa pela estrada perto do camping que seriam 6km de pedalada ate a base do morro e 365mts de altura ate o topo seraaaaaaaaa!!!






4º dia
Como planejamos saímos bem cedo no pedal; com a surpresa de muita areia nas trilhas e placas indicativas nem se fale, não tem nada no caminho além de pessoas que raramente falam; e menos com estranhos.... extraterrestres de capacetes coloridos de bike................ mais continuamos ate uma humilde casa de um cabra da peste que mandou seguir uma cerca que levaria até o pé do morro.
Assim foi; com a dificuldade que não tinha trilha para subir, depois de um tempo subimos pela frente do morro deixando as bikes e; com muito fôlego para alcançar o topo, pois não foi tão sucedido, depois de uma hora e meia estávamos a 20 mt do topo na frente de um paredão de pedra sem chance de continuar, UEEE!! para nós foi o topo !!!!
 Recomendo a trilha tradicional sempre para desfrutar do por do sol e a vista da cidade na beira do rio TOCANTINS



5º dia

Deixamos o camping e nos despedimos de Carolina , aquela gostinho de quero mais ficou na alma  mas , assim é , vamos em frente e seguimos  para a cidade de RIACHÃO onde teremos um percurso de 30km ate a cachoeira SANTA BARBARA E POÇO AZUL, o caminho de muita poeira e areia não foi um impedimento para chegarmos antes do previsto, com apenas 01:40 minutos já estávamos numa cratera  no meio do cerrado, com uma queda de agua de uns 20 mt e do lado um poço de agua azul que convidava a um merecido mergulho.



Existem vários cantinhos lindos em nossa mãe terra , este é sem duvida um deles ....... Viva a mãe natureza !


Já pensou em viajar para sempre , ficar com aquela sensação maravilhosa , descobrindo o desconhecido e presenciar a liberdade .



Obrigado Chapada das Mesas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário