PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS - GO 2013

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região centro-oeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. O parque abrange uma área de 65.514ha de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60% ficam em Cavalcante e os demais 40% em Alto Paraíso de Goiás.

Meu Parceiro, Marcelo Guimarães e eu, estamos juntos mais uma vez, agora vamos desbravar as veredas do serrado central na CHAPADA DOS VEADEIROS - GO.
Esta viagem esta mais detalhada que as anteriores. Chegamos em Brasília - DF a noite e meu parceiro nos conseguiu uma dormida, com carona do aeroporto, city tour na capital, além de uma nova amizade o Sr. Reginaldo e família. No outro dia cedo já estávamos na rodoviária seguindo para chapada. Descemos na cidade São João da Aliança 90 km de Alto Paraiso as 12:00 pontualmente, montamos as bikes, almoçamos e seguimos com a intenção de dormimos no camping da Cachoeira do Macaquinho, turista de primeira viajem na região, baixamos um mapa da chapada que estava com esta distancia errada, risos.....
As 13:00 iniciamos nossa jornada, as 15:00 pensei onde esta a entrada para o macaquinho, parei e perguntei em uma mercearia se estávamos longe e a resposta moço: Não conheço essa cachoeira não!!!! Achava que iriamos pedalar 20 km de asfalto e mais 40km de estrada de terra, e neste momento já íamos com quase 37 km de asfalto ,não tinha jeito e seguimos. Neste momento temos que esquecer a logica da mente e sentir o coração e alguns minutos a contemplação e a calma restabeleceram, mesmo anoitecendo continuamos e as placas iam surgindo.

As placas, orientação era exatamente o que a mente queria para acalmar e continuamos e a entrega foi tão grande ao presente ao acaso, que surgiu uma luz bem longe e pensei vou pedir água e algumas orientações, chegamos o Gringo Uruguaio acha que não fala português e fica tudo pro galego perguntar, risos.....  Ô DE CASA, BOA NOITE!!! Os primeiros a surgirem são os cachorros, magros de dar pena e em seguida um senhora apareceu meio desconfiada e disse: Pois não! Posso ajudar?  - Foi uma frase mágica a abertura do local, sou curioso e percebi que ali era uma vendinha de pães de queijo e bebidas e perguntei se ela tinha uma cerveja gelada, ela disse: Gelada não, MOFADA! - Depois de quase 70 km não ia fazer mal, né? Tomamos a primeira em 3 goles, risos.... Pedimos um pão de queijo e conversa vai e vem, já estávamos instalados com a barriquinha, banheiro e café da manhã garantido.
A entrega de alma a situação por mais difícil que aparenta é o melhor remédio, naquele momento tudo estava resolvido.

O conforto da alma não é uma cama!

Após o café e algumas perguntas decidimos ir conhecer as cataratas do Couro à 35km aproximadamente, achamos que o café da manhã tinha sido reforçado e levamos apenas umas barrinhas de cerais.

Pedalar sem peso de barraca e roupa é muito bom, o acesso é sinalizado.

O Gringo chegando!!! Nunca viajei longas distancias sozinho, mas sempre tem a primeira vez, quando será? Muitas vezes ou quase sempre apenas sabemos que temos um amigo a frente ou atrás sem necessariamente estar juntos o tempo todo, cada um em seu ritmo respeitando a individualidade da cada um.

Na Chapada dos Veadeiros, como em todo cerrado sempre tem uma vereda, um riacho e varias cachoeiras. Da muita paz saber que temos água para beber, refrescar, mas temos que respeitar, pois um dia ela pode acabar.

Cataratas do Rio Couros

Eu pessoalmente adoro o mar, tanto que resido em Porto de Galinhas, mas uma cachoeira com água pura em volta de uma natureza divina é muito gratificante ter a oportunidade de estar neste local.

Quando percebemos já era 15:00, ficamos quase 4 horas e não percebemos, férias é isso, descompromissados. No retorno nosso primeiro e último perrengue da viagem, gastamos muita energia nas cachoeiras, mergulhos, sobe e desce e com 1 de pedal a fome apertou de verdade risos.... diminuímos o ritmo, mas ainda faltava uns 20 km, as barrinhas de cerais já tinham sido devoradas na ida, trechos de subida e muita areia, o Marcelo (o gringo) ficou mentalmente fraco e queria empurrar a bike  e eu já estava entrando no clima dele, foi quando me conectei com o divino e comecei a respirar com calma e profundamente e comecei a me alimentar da contemplação de estar naquela chapada divina e quando percebi já estávamos no asfalto e de volta as nossa barracas e depois muitas, mas muitas risadas, pois fomos imprudentes de não ter levado umas frutas ou algo mais calórico.

Gosto de pedalar em estradas de terra

Pela manhã ainda fria, desmontamos as barracas, tudo na bike e seguimos rumo a um camping macaquinho aproximadamente a 47 km de onde estávamos, foi um trajeto lindo, muito calmo algumas subidas, mas nada que não pudéssemos ir avançando. Por volta das 13:00 chegamos em nosso destino, um local maravilhoso, deixamos as magrelas e caminhando chegamos a cachoeira do Macaquinho.

Sem palavras ................. Macaquinhos

Eu na foto e a cachoeira no fundo

A noite fomos premiados com a lua cheia !!!!

Magrelas prontas para continuarmos! É impressionante que todos locais em que visitamos sempre tem um subidão para encarar logo na saída riso.....

Desafio superado seguimos direto para Alto Paraiso cerca de 60 km , sempre pedalamos em uma média de 12 a 13 km/h e por volta das 13:00 chegamos em Alto Paraiso , uma cidade calma e muito MISTICA , aos domingo tem uma feira de produtos orgânicos e muita musica e gente bonita e alegre, na cidade tem varias pousadas e hostels , passamos apenas uma noite e partimos cedinho para o Camping do cristal foram 07 km apenas de Alto Paraiso .

Neste camping existem varias trilhas além de uma estrutura fantástica para acampar e conta também com um Lounge que no por do sol recebe turistas e locais , vale a pena conhecer .

O Gringo folgado

A chapada dos Veadeiros como o todo é muito mística como eu risos... Se você é um bom observado e esta conectado com a energia do local é fácil de ver locais destinados a pouso de discos voadores , não seja cético se você não vê não importa ,mas que existem e existem mesmo .

Poxa , escrever e detalhar um blog é uma tarefa cansativa mas tem o lado de reconectar com o local. No dia seguinte seguimos destino a Cavalcanti uns 100 km .

Para variar uma subida no ponto mais alto da chapada , este trecho foi muito bom , viajamos na maior média da viagem , quase 20 km , pois depois da subida a descida foi de quase 25 km até a cachoeira do poço encantado.

Vou sair na foto , pois a família pode não acreditar !!! esta cachoeira é muito bonita e de fácil acesso , vale a pena conhece-la.

Poço encantado

No trajeto final uma estrada tranquila , apesar de asfaltada estava sem movimento e com paisagens lindas, na chegada uma linda arara azul nos deu as boas vindas !!!

Já instalados no Camping do Fernando e Beatriz , que lugarzinho lindo e bem estruturado , vamos ficar aqui uns dias , pois nesta região tem as melhores Cachoeiras além da comunidade dos Kalungas.para nossa sorte conhecemos uma galera que pedala na região e convidou para fazer nossa primeira pedalada até as Cachoeiras, Toca da Onça, Véu de Noiva e Veredas com o mesmo nome da fazenda Veredas, onde tem uma infra para pousar e muitas mordomias.

Paisagens de tirar o folego !!!

A chuva chegou a tardinha e veio com força eu adoro escutar os trovões e fico admirando os raios e relâmpagos é a mãe natureza. Ficamos 02 dias de molho , descansando , pois iriamos até os Kalungas e depois Pratinha no total de quase 150 km ida e volta .
A comunidade kalunga esta a cinquenta quilômetros de Cavalcante com uma intensa subida no começo do pedal até o mirante e depois normal ate a comunidade do engenho II dos quilombolas Kalunga, onde fomos recebidos pelo Sirilo líder comunitário e organizador dos Guias que são obrigatórios na região, com valores de R$ 50 ate R$ 80 e bom dividir com pessoas nos carros ,os restaurantes tem todos comida regional com matéria prima de seus cultivos, e bom encomendar os pratos que variam de R$ 20 livre a R$ 13 feito ,i nosso primeiro objetivo foi a Cachoeira Candaru e depois seguiríamos para Cachoeira santa Barbara.

Obrigado, grato por este dia abençoado!!!!

Deixamos o engenho kalunga bem cedinho e  começamos um pedal de 60 km até a Cachoeira do Prata, dia nublado permitiu adiantar muito em quilômetros e muita disposição alimentado por um café regional na comunidade Kalunga. Cegamos no Prata quase 15 h, a paisagem e água gelada e transparente fazem do lugar um paraíso, mergulhamos um pouco e começamos a descer, não foi suficiente apenas 01 dia para visitar as mais de 8 cachoeiras do Rio do Prata, que ficam  próxima já que tínhamos informação que existia um Camping com restaurante que infelizmente esta desativado, por sorte conhecemos sr Sirino antigo caseiro da fazenda que muito gentilmente nos proporciono um prato suculento de comida caseira e uma grama para nossas barracas, além de um gentil papo observando as estrelas .

Água Fria!!!

Barraquinhas pronta para uma noite com televisão do ceu de milhoes de polegadas

Encontrar um homem cuidando dos netos, pois os filhos foram atrás do dinheiro é muito bom para a alma , ele nos disse que não sairia dali por nada neste mundo e a única coisa moderna que possuía era um som de moto com pen drive de musicas caboclas e sertanejas o mesmo so ia na cidade grande Cavalcante 75 km quando estava doente , pois a mãe terra lhe dava agua e alimentos suficiente , que lindo um ser totalmente livre do sistema , ele foi a minha inspiração para o meu futuro próximo , UM SER LIVRE !!!

A SIMPLICIDADE !!!!! ATÉ UM DIA MEU AMIGO DE ALMA....

Partimos de volta para Cavalcante e no meio do caminho usei a tecnologia para falar com a família e dizer que estava tudo MARAVILHOSO.

Chegamos a tardinha e Cavalcante e voltamos ao camping de Fernando e ficamos mais 02 dias , pois nosso destino agora era dar a volta ao parque de Cavalcante até São Jorge , não lembro a KM mas foram mais de 100 km ,muita descida risos..... Sair do paraíso com facilidade é muito bom .

Dar para imaginar a descida ,estávamos no topo !!!

No caminho para São Jorge , ficamos em uma cidade que não me recordo o nome e nem vou pesquisar , cidade tem transito, ladrão e tudo o que não presta , ficamos em uma pousada de Beira de estrada e partimos bem cedinho para São Jorge e no meio do caminho encontramos aguas termais , dar para imaginar depois de kms...... pedalado agua quente para relaxar os músculos , foi divino , foi M A R A V I L H O S O !!!

Olha o Gringo Folgado

As águas termais recarregaram as baterias para os próximos km em frente rumo a cidade de São Jorge onde fomos recebidos por um guia do local que nos indicou um Camping dos muitos que tem pela vila, ruas de terra, pequenos comércios e muitas casas e pousadas para alugar em temporada, muita tranquilidade    e som de pássaros definem esta vila. Bem pertinho da entrada do Parque da Chapada dos Veadeiros ela é uma bela opção para ficar vários dias percorrendo a região. Nosso Camping foi do Pedu com diárias que vão de R$ 20 a 80 dependendo das comodidades. Existem varias opções de cachoeiras e tem o vale da Lua.

Camping PEDU

Vale da Lua

Na saída da vila São Jorge encontramos novamente dois ET que nos indicarão o caminho para o Vale da Lua,

não mais de 10 km estávamos na estrada que leva ao Vale o ingresso de R$ 10 deixa um pouco decepcionados no começo da caminhada já que só se percebe umas formas rochosas pretas dentro de um vale, mais cada centavo vale a pena quando chegamos no rio São Miguel que foi cavando durante séculos as formações Carbônicas deixando assim uma paisagem lunar que imagino em noite de lua cheia deve ser um sonho, o percurso e curto e tem uma praia com água gelada para variar.

Levantamos cedo e fomos em direção a Alto Paraiso , para finalizar esta expedição e nos últimos quilômetros não poderíamos deixar de tomar banho de despedida das cachoeiras Almocegas ja perto de Alto Paraíso passamos no Jardim de Maytrea e Morro da Baleia sem possibilidades de parar ou subir o morro por questão de horários e distancias, mais por fim chegamos na Fazenda São Bento, ingresso para visitar as cachoeiras e de R$ 10 para visitar São Bento ou R$ 15 para visitar as três cachoeiras e vale a pena visitar todas e deixar  a São Bento por ultimo que esta bem perto da Fazenda, tem também algumas outras atrações como tirolesa, restaurante e pousada.

Final da Chapada dos Veadeiros obrigado papai do céu !!!