PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO - TO 2014

No incio de janeiro 2014 meu parceiro de varias viagens entre elas chapada das mesas - MA 2011, Estrada Real Diamantina-Paraty MG-SP-RJ 2012 , chapada dos Veadeiros - GO 2013  Marcelo Guimarães nos sugeriu o Jalapão - TO e a chapada Diamantina - BA.No inicio , desconhecia o parque nacional do Jalapão e achava que não valeria a pena,mas aos poucos fui entrando no clima e já em fevereiro agendamos a viagem de Recife para Palmas- TO para o dia 09 de maio  de 2014.Apos um estudo e planejamento verifiquei que nos meses de abril e maio é o final do período das chuvas , portanto dias mais agradáveis e por se tratar de um terreno BRUTO muita areia , a mesma vai estar um pouco molhada e melhor para pedalar,mas não foi isso que aconteceu , veja o restante da historia logo abaixo.

Eu Hairton Freitas

Este local é simplesmente lindo,alem de ser muito parecido com formações encontradas nas chapadas das Mesas Carolina -MA, depois de quase 24 horas de viagem de avião,ônibus e 01:30 de pedal encontramos este oásis para abastecer nossas energias foi simplesmente Divino.

A região do Parque Nacional do Jalapão tem alguns rios,sempre com águas limpas,transparentes e com temperatura agradável, mas entre Ponte Alta até a Cachoeira da Velha aproximadamente 100km só tem apenas 02 rios visíveis para água e banho

Para cicloturismo é importante sempre a segurança , sempre use capacete,peso máximo de 10kg distribuídos em alforges,sempre 02 caraminholas de agua no minimo ,alem de óculos com proteção UV , kit de remendos para eventuais furos , câmera de ar  reserva  , bombinha de ar , repelente protetor solar ,blusas com proteção uv maquina fotográfica e um mapa básico com referencias. Pode parecer lógico , mas não custa nada lembar !!!!

Vamos dar continuidade ......... A tarde começou a cair o sol já estava despedindo-se e resolvermos observar onde poderíamos dormir,de inicio passamos em uma pequena propriedade e uma senhora inicialmente desconfiada,pois ciclistas parecem ETs capacete,luva óculos em um local que não tem nem energia elétrica imagina televisão,bem ela já mais calma nos indicou a fazenda SANTINE, pois estaríamos lá com mais 30 minutos de pedal , olhem, não achem que existem placas com nomes de fazenda e no instinto que encontramos,lá chegando OH DE CASA !!!!!!!!
Um moça com 02 filhos que não me recordo os nomes nos receberam simpaticamente,nós pedimos para pousar e ela nós ofereceu um belo lugar......

Estávamos em um hotel 05 estrelas , chuveiro quente , protegido de chuva , jantar Arroz,Feijão e ovo , podem acostumar-sem pois é o que tem,para mim estava ótimo.A noite muita conversas da natureza,capim dourado e de ONÇAS que é muito comum na região e realmente vimos uma onça preta.No café da manhã cuscuz com café.Em nossa despedida perguntamos quanto devemos ? que isso moço , não foi nada ...... aqui não se cobra não.... Expliquei que o dinheiro não é uma ofensa e sim uma energia de troca que eles deveriam sim aceitar contribuições,no final eles entenderam e aceitaram R$ 20,00 de cada um,é justo !!!!

Bem, apos um café da manhã digno de um atleta, saímos em direção a cachoeira da velha , sabíamos que antes da cachoeira tinha uma antiga fazenda de Pablo Escobar(Traficante e produtor de cocaína ) até os anos de 1985 aproximadamente o local era de fachada uma fazenda de criação de gado , a casa sede impressionava com a estrutura de um traficante de sua altura , um avião tipo Hércules aterrizava diariamente trazendo alimento e as sementes da COCA vinda da Bolívia , nesta época o sistema de Radar da Amazônia não existia hoje atual SIVAM  ,por isso a facilidade logística de ir e vim de aviões de grande porte. O aeroporto impressiona,uma pista de barro enorme e alem desta fazenda antes da cachoeira tinha descoberto na net que existia um Camping. Com estas duas referencias seguimos ...... Banho,agua , cobra , paisagens de tirar o fôlego e poucas ou quase nenhuma sombra.

Parceiro Marcelo Guimarães

Na fazenda Santine , saímos por volta das 08:30 e quando estávamos nesta sombra,um picape L 200 da prefeitura de Palmas parou, o motorista estava com muita pressa e disse que ali pertinho tinha um restaurante e ele tinha feito o pedido de 02 pratos , mas ele foi chamado a Palmas - To com urgência e não poderia comer mais , com a consciência pesada , na região o almoço é por encomenda ele disse eu já pedi os pratos... é bem pertinho(palavra mágica para ciclistas) pertinho.... a mente começou a dominar nosso destino ou seja FUDEU perdemos a sintonia e o ritmo,mas era pertinho , começamos a pedalar uma hora ..... 02 horas ...... a água acabando e nada de pertinho ,pertinho para um veiculo apropriado para a região ,fomo enganados pelo pertinho ,mas chegamos a placa ao acesso a Cachoeira da Velha e sabíamos que restavam apenas uns 30 km até a cachoeira e uns 15 até o restaurante.Neste momento a MENTE dominadora se aquietou e a calma , respiração e contemplação retornaram , observamos um casal de veados e vários pássaros , apos uma hora e meia chegamos a uma placa que diz Camping e almoço por encomenda 3 km , que felicidade ..........  Antes de chegarmos , um belo riacho de águas límpidas,transparente na temperatura ideal , parecíamos duas pequenas crianças brincando. Esta grande euforia me fez lembra que a felicidade esta em coisas muito simples,logo em seguida um sr. simpático apareceu e se apresentou e perguntou se queríamos acampar e almoçar e nos falamos que sim , que ficaríamos ali mais um pouco  e já já chegaríamos ao local.Quando caminhamos empurrando a magrela falei, GRINGO ,pois o Marcelo é Uruguaio ,não vamos falar nada do rapaz da picape que pediu o almoço e vazou.... Chegamos ao local e foi uma grande surpresa.

Local simples , bem limpo a aconchegante. O Paulo proprietário nos recebeu educadamente,nos explicou tudo,neste momento pensamos em irmos a cachoeira pois ainda eram umas 15:30 e seguiríamos amanhã cedo até as dunas no parque, o Paulo escutando a conversa disse ,daqui até as dunas são quase 90 km de muita areia será um dia longo e cansativo, acho melhor vocês armarem as barracas , tomar um banho e almoçar , amanhã vão até a cachoeira e até a praia do rio novo com calma , pois é muito bonito e aproveitam para conhecer a ex fazenda do Pablo Escobar , pois lá tem energia elétrica para carregar nosso equipamentos que aqui não tem energia. Aceitamos sua sugestão e relaxamos......

Fazer o cicloturismo é estar sempre aberto a tudo(novas culturas , alimentações , dialetos , costumes locais entre outros) Da mesma maneira no banho no riacho estávamos curtindo o local a paisagem.Quando viajar esqueça,deixe em casa seus perrengues , viaje livre .....

Apos a refeição a tardinha fomos informados que naquele riacho e na região tem muitas onças que já sabíamos e sucuris eu falei sucuri e o Paulo prontamente disse , sim inclusive precisei matar uma que estava comendo meus patos e galinhas,comecei a não mais relaxar naquele cantinho do céu.

O Paulo proprietário do local e natural de Alagoas da cidade de Arapiraca, o mesmo foi garimpeiro e já morou em serra pelada , no Acre , Rondônia , Venezuela  ,Chile , Peru entre outros países , sempre atras do OURO,por incrível que pareça ele juntou um graninha e hoje tem uma terra enorme no Jalapão e passou a noite contando suas histórias de garimpo e do sonho atual de transformar sua fazenda em Pousada para atender turistas e doidos feito nós.

Bem , no dia seguinte segunda feira , pois tínhamos saído de Ponte Alta no sábado a tarde , fomos conhecer a cachoeira da Velha , estava nublado sem muita luz para foto,mas temos que agradecer do jeito que é...........

CACHOEIRA DA VELHA

Para chegarmos a cachoeira são uns 15 km do Camping e precisamos passar na antiga fazenda de P...... para preencher uma ficha , pois hoje funciona lá um local(Secretaria de Turismo) para cadastrar os Turistas e passar maiores informações e condutas no parque , muito boa esta iniciativa.

RIO NOVO

A cachoeira é muito bonita , existe no local acessibilidade até para deficientes um ponto positivo uma pasarela dar acesso bem próximo.

Em seguida existe uma trilha paralela ao rio , mas de bike impossível !!!!!!

Fomos diretamente a prainha do rio novo , um lugar fantástico , águas limpas , verdes e de temperatura muito agradável , vale a pena. Fiquei imaginando com sol e céu azul.

Na volta esta bela imagem da Cachoeira da Velha

Em breve estarei colocando como foi nossa viajem na Chapada Diamantina- BA.

Saímos de Recife as 16:00 e chegamos em Brasilia para uma conexão para Palmas-TO as 00:30 da manhã estávamos em Palmas ,localizamos um táxi que poderia levar nossas bikes e achamos um Fiat Doblô,alivio pois temos que economizar grana para quase 20 dias de viagem.Pedimos para o Taxista nos levar para rodoviária uns 20 minutos R$ 35,00 preço justo,para nossa surpresa a rodoviária estava fechada e sem guarda volumes pois a intenção era comprar as passagens para Ponte Alta de Tocantins e procurar uma pousada para dormir um pouco,no final resolvemos dormir na rodoviária mesmo,pois já eram quase 01:30 e o ônibus sairia as 07:00.Abaixo foto de um painel na rodoviária da bike,lembrem é muito importante viajar sempre com um mala bike,pois a companhias aéreas exigem alem de proteger sua magrela e facilitar o seu transporte,pois no momento só nos estávamos levando elas.
Por volta das 06:00 da manhã já começou um movimento na rodoviária,pois era sábado.Da rodoviária parte diariamente as 06:40 um micro ônibus com destino a Ponte Alta 110 km ,embarcamos as bikes na mala do micro e chegamos ao nosso destino as 13:00,ja pensou 110 km 06 de viajem !!!! é um para para da PO.......,mas tudo bem,dormimos mal na rodoviária alem do tempo de avião,mas somos guerreiros e não desanimamos facilmente.Na chegada em Ponte Alta,muitos curiosos estavam observando-nos a montar as magrelas,colocar nossas roupas e vários moradores nos perguntaram para onde vocês vão ? se precisarem de alguma coisa é só passar ali em casa !!! percebemos a grande hospitalidade carinho e atenção das pessoas , pois estávamos fazendo algo em que poucos fizeram,aproveitamos e coletamos mais informações alem de guardarmos nossas mala bikes ,pois seria menos 01 kg de peso e de qualquer forma voltaríamos por lá para seguir para a Chapada Diamantina - BA.Bem 14:30 já amoçamos e iniciamos nossa aventura. Sabíamos que teríamos a 14 km o Canon Susuapara,abaixo fotos...
Esta pedra parece uma grande cobra e não é por acaso,mais na frente vocês vão entender.Todas as fotos usei uma maquina Sansung WB250F segue o link
É uma excelente câmera bem leve que facilita a viagem de bike.

Na terça feira saímos as 08:00 com destino as dunas no no parque estadual do jalapão  http://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g303645-d2086936-r184107095-Jalapao-State_of_Tocantins.htmlPedalaríamos cerca de 100 km até ao local e no meio do caminho tem um lindo rio , lindo mesmo.Este local foi mágico , por estar no meio do nada em um local de vegetação baixa este rio atrai uma fauna fantástica da uma olhada nas fotos abaixo .....

Apos uma pausa de quase uma hora no paraíso seguimos para finalizar o roteiro do dia, as Dunas. No caminho muita areia, areia, areia, areia e empurra, empurra, empurra, empurra bike pra Cara........ A saúde e a barriga agradecem!!!!!

No caminho tem vários rios é bom pois são quase 100 km dar para matar a cede e revigorar o corpo !!!!!

Sempre acredito que todo e qualquer esforço é valido para estarmos em sintonia consigo mesmo e o universo. Esta dedicação tem recompensas como as fotos abaixo , basta estar na hora certa e no local certo .......

Que lindo por do sol e logo em seguida ufa !!!!!! gritei , gritei e agradeci ao criador por este momento mágico e único na minha vida Gratidão !!!!!!

Não chegamos a tempo de ver o por do sol na dunas , mas esta lua foi demais ...... Na entrada do parque tem um pequeno e rustico bar , onde pedimos uma cerveja gelada para comemorar o dia perfeito,mas depois veio o perrengue;depois de umas 03 cervejas a fome começou a apertar e perguntamos tem alguma coisa para comer e a resposta foi não...... e perguntei nem arroz ? arroz tem somente arroz e eu pergunte e ovo a dona falou que não e eu disse não é possível tanta galinha por aqui !!!!! Logo em seguida ela chegou com 02 ovos salvou a pátria.Fomos dormir cedo para amanhã irmos andando até as Dunas , pois são 07 km de caminhada em areia atolante criei esta palavra agora , imaginem de bike , impossível.Acordamos cedo e começamos a andar,andar,andar .............

Abaixo as dunas bem longe .

O jalapão tem muitos encantos , as imagens já falam !!!!!!!!

Foi um dia maravilhoso em um lugar magico que poucos privilegiados  chegaram , você pode ser o próximo !!!!!Bem voltamos para o bar , desmontamos as barracas , pois estávamos apenas 30 km da cidade de mateiros e seria bom um arzinho de civilização,ao sairmos fomos surpreendidos por um lindo casal de araras.

Chegamos em mateiros a noitinha,celulares funcionando , ligações para a família , mensagens etc.... Conseguimos sair da rotina de 05 dias de café da manhã cuscus com café e jantar de arroz com ovo e feijão raramente.Ficamos na pousada do Cardoso R$ 30 por pessoa com café da manhã.Em mateiros vimos que se tem acesso a Palmas com transporte diariamente,já pensei na possibilidade de trazer a família um dia.  Na sexta feira,saímos bem cedinho e fomos conhecer os fervedouros da região. Os mesmos funcionam com a água com calcário saindo do fundo da terra , tem muita força e chega a nos levantar , não consegue-se mergulhar é impossível a temperatura e agradável não chegar a ser morna mas tem uma transparência absurda e devido ao calcário tem a tonalidade azul.Fiquei impressionado com a beleza e o fato de não ter ninguém visitando alem de nós,nosso Brasil é fantástico e lindo de natureza.Em toda viagem tivemos que pagar em todos R$ 5,00 acho justo , pois estão limpos e conservados e ficam em propriedades particulares e é uma fonte de renda.  Lá tem uma comunidade Mumbuca , não fomos até lá pois já conhecemos profundamente seus costumes,pois no ano passado em visita a Chapada dos Veadeiros no município de Cavalcante - Go dormimos em sua comunidade e por isso preferimos conhecer os fervedouros e focar na volta para Ponte Alta,pois tínhamos que seguir viajem para a chapada Diamantina - BA.

Bem essa é uma pequena contribuição para incentivar o cicloturismo no Brasil, temos  locais fantásticos para conhecer.