Chapada Diamantina Junho 2014

Chapada Diamantina junho 2014




Assim que terminamos o Jalapão , fomos de ônibus para Lençóis - BA (portal da chapada Diamantina). Em Lençóis fomos a procura de um Hostel para descansar da viajem e colher maiores informações a respeito do trajeto nos hospedamos no http://www.hihostelbrasil.com.br/hostels_brasil/lencois.html com tarifas bem econômicas , um excelente café da manhã e ótimas informações do trajeto , pois o proprietario um Argentino que foi Comandante de Navio aposentou - se na Chapada Diamantina e gostava de pedalar e nos passou ótimas dicas.


1º dia - Saímos apos um reforçado café da manhã , pois o dia seria longo , íamos pela trilha de Lençóis até o Vale do Capão A Chapada Diamantina possui diversas trilhas pelas paisagens deslumbrantes desbravando matas e morros. Uma destas trilhas que faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina é a Trilha Lençóis Capão. Para descobrir o cenário exuberante desta trilha o início é através de Lençóis saindo de carro por cerca de duas horas até o Vale do Capão. A trilha de Lençóis Capão tem aproximadamente 25 quilômetros passando por uma vegetação composta de Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.A trilha Lençóis Capão ainda guarda os belos visuais dos rios Riachinho, Rio dos Bois, Ribeirão e Rio da Conceição. Além dos rios, a trilha revela também a beleza incógnita do Morrão (Monte Tabor), um dos mais lindos morros da Chapada da Diamantina.Esta trilha de Lençóis Capão foi descoberta no século XIX na época dos garimpeiros a fim de facilitar o acesso de abastecimento da região. No fim do pedal há a cachoeirinha do Grisante, onde é possível tomar um refrescante banho.Por estarmo com as magrelas é uma trilha com dificuldade pois em vários trechos temos que empurrar e até colocar nas costas nossas companheiras,levamos praticamente o dia todo,pois o visual é DIVINO.




2º dia Vale do capão até Guiné ,estávamos animados pois o rio Preto estava baixo e decidimos fazer a trilha para o povoado de Guiné pela trilha e não pela estrada,mas não faça isso , é uma loucura , loucura mesmo , pense na bike com alforge cheia,barraca,acessórios 25kg e agua empurrando morro acima , morro não uma serra acima , paguei promessa nesta dia risos…… mas chegamos ao nosso destino por volta das 14:00 com muita fome….. e nos hospedamos em uma pensão SINCORA ,pois no dia seguinte iriamos sem as magrelas até o vale do PATI.
3º dia Guine até o vale do Paty, lugar maravilhoso
4º dia Vila de Guiné a Mucugê
Saímos cedo a distancia é pequena 42km e uma estrada linda, pois vai acompanhado os gerais até Mucugê. Chegamos rapidinho e aproveitamos para conhecer a cidade e o cemitério Bizantino. Uma linda cidade.
5º dia Mucugê vila de Igatu 25km mas tem uma linda subida , uma serra de saída risos…. Mas as poucos vai subindo e vendo a paisagem de tirar o folego.
Igatu é um distrito do município de Andaraí. Possui um casario histórico de pedra, do século XIX, resquício da época do Ciclo do Diamante na região da Chapada Diamantina. Por esta sua característica, o distrito é conhecido pelo apelido de "Machu Picchu baiana"1 , numa referência à histórica cidade peruana de pedra.A "Vila de Igatu", antes denominada "Xique-Xique de Igatu", na primeira fase do garimpo de diamantes, durante o século XIX, foi um próspero povoado no alto da serra, perto da cidade de Andaraí. Com o declínio da produção de diamantes, a cidade praticamente foi abandonada, restando casas fechadas, ruínas e poucos moradores.Na área urbana do distrito de Igatu residiam, em 2010, 360 habitantes. Muito pouco se comparado aos antigos habitantes: outrora, eram cerca de 9 000.A maioria dos garimpeiros construía suas casas utilizando as pedras abundantes no local, numa espécie de construção sem argamassa. Depois de abandonadas, as casas viraram ruínas que lembram as construções de civilizações remotas. Durante o mês de outubro de 2008, a pequena vila foi cenário do filme brasileiro 

6º dia Vila de Igatu - Andaraí - Lençóis , agora só serra abaixo , em Andaraí uma parada rapidinha para almoçar e seguimos rumo a lençóis pela trilha, sempre é bom viajar com lanterna a minha estava quebrada e fiquei no escuro , no breu, chegando em lençóis a noite , Foi para mim o melhor trecho para pedalar , travessia de vários rios alem da região de pantanal na Bahia , muito bonito mesmo. A viagem em volta ao parque é maravilhosa , acredito que 07 dias sejam suficientes para fazer sem pressa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário